O que é e como usar o Lead Tracking

96 views 7 de maio de 2018 17 de maio de 2018 villetarget_helper 4

O que é Lead Tracking?

O Lead Tracking permite que você rastreie o seu lead em toda jornada de compra. No ville Target você terá uma Timeline (Linha do tempo) de cada lead.

Lá são mostradas as páginas visitadas pelo mesmo dentro de seu site, os emails enviados por você que foram abertos, clicados ou até mesmo os complaints, que são conhecidos como denúncias de spam.

Timeline do Lead no ville Target, com todo seu histórico de ações

A partir dessas informações, é possível implementar ações personalizadas, o que otimiza os seus resultados. Em outras palavras, você encaminha o conteúdo mais atrativo para cada usuário, no momento mais propício.

Vale lembrar que a personalização é um dos 8Ps do Marketing Digital.

 

Lead Tracking na prática

O seu Lead, na maioria das vezes, tem várias interações com sua empresa antes de um processo de decisão e acompanhar essa jornada é essencial para melhorar seus negócios.

Imagine a seguinte situação. Para captar leads, uma empresa que oferece cursos de educação financeira criou um ebook com dicas para economizar dinheiro. Para baixá-los, os usuários precisam deixar alguns dados, como nome completo e email. Aqui, você já sabe que eles têm interesse nos seus cursos.

A princípio, você só tem o trabalho de desenhar sua estratégia, o resto fica por conta da plataforma de automação de marketing. Para desenhar a estratégia, precisará utilizar as ferramentas de Lead Tracking e Lead Scoring.

Com o Lead Tracking, você segue os passos do seu cliente, possibilitando uma comunicação mais adequada e personalizada. Por exemplo, você já pode segmentar sua base de leads automaticamente de acordo com as páginas que eles visitam. Estando em um grupo específico, eles recebem suas campanhas de email marketing periodicamente.

Para realizar esse rastreio, um código com esse propósito precisa ser adicionado na página web em questão.  Chamamos esse código de Pixel.

O ville Target disponibiliza um código de rastreio (Pixel).

 

Lead Tracking x Google Analytics

Um caminho para entender a experiência que os visitantes têm dentro do seu site está em acessar às informações fornecidas pelo Google Analytics. De modo geral, a ferramenta gratuita mostra o número de visitantes únicos, o tempo médio de permanência de cada usuário, tráfego de origem e por aí vai.

Na prática, isso significa que você consegue ter uma visão geral do seu site, mas não a trajetória de cada visitante. São dados genéricos. Em tempos de personalização de marketing, é preciso ir além.

Aqui, entra em cena o Lead Tracking. Todos os usuários que se cadastraram em algum momento no seu site passam a ser monitorados. Então, você sabe quais páginas o “João” acessou antes de efetivar a compra. Ou quantas vezes a “Maria” entrou no seu site em um mês.

Para acompanhar o comportamento dos leads, utilizamos um código chamado pixel de rastreamento.

Veja aqui como inserir o pixel do ville Target nas páginas que deseja rastrear.

Nota: É importante frisar que as ferramentas de rastreamento descritas acima tem a finalidade de personalizar a experiência do usuário, no entanto deve ficar claro para o mesmo quais dados de navegação estão sendo coletados e como é feito o tratamento destes dados. Sempre deixe disponível um link ou algo semelhante onde seja possível visualizar sua Política de Privacidade, onde estas questões devem ser tratadas.

 

Abraço da equipe ville Target.

Esse artigo foi útil?