O que é e como usar o Lead Scoring

171 views 7 de maio de 2018 21 de setembro de 2018 villetarget_helper 11

O que é Lead Scoring?

Em inglês, scoring significa pontuação. Você consegue pontuar o que seu lead faz dentro do sistema e definir as pontuações de acordo com cada ação, por exemplo:

  • Seu lead acessou sua página de planos: 50 pontos para ele;
  • Seu lead abriu um email com um ebook: 30 pontos para ele e assim por diante;
  • Você também pode atribuir tags para ele ao longo deste processo, exemplo tag “Oportunidade” ou tag “Baixou Ebook X”

Lead Scoring na prática

A ideia geral do Lead Scoring  é você pegar informações que outrora não eram utilizadas, que são as interações do lead com sua marca, e qualificá-las de acordo com os critérios de sua estratégia de marketing.

Seguindo o fluxo da inteligência de leads, começamos com o Lead Tracking, onde rastreamos as ações do lead e passamos para o Scoring, onde qualificamos estas ações.

A princípio, você só tem o trabalho de desenhar sua estratégia, o resto fica por conta da plataforma de automação de marketing. Para desenhar a estratégia, precisará utilizar as ferramentas de Lead Tracking e Lead Scoring.

 

Criando regras de scoring para seus leads

Para acessar sua página de Lead Scoring no ville Target:

  • Vá no menu no topo em: “Leads” e depois clique “Lead Scoring”.

Nesta página você pode gerenciar todas as suas regras de scoring já criadas.

  • Para criar uma nova regra, clique em “+ Criar Regra de Scoring”

Crie e gerencie suas regras de Scoring no ville Target.

Uma Regra de Scoring tem 3 partes básicas que devem ser configuradas:

  1. Nome da Regra: Para controle interno, é o nome da regra que aparecerá listada na página de Lead Scoring
  2. Critérios da Regra: É a ação do lead que será o gatilho para sua qualificação (adição ou remoção de pontos/tags)
  3. Qualificações da Regra: É consequência da ação do lead. Determina quantos pontos ou tags serão adicionados ou removidos do lead quando determinada ação for tomada pelo lead.

 

Exemplos de Regras de Scoring

Para melhor ilustrar como criar suas regras de Scoring no ville Target, segue exemplo:

    • Neste caso, iremos criar uma regra que pontuará possíveis distribuidores de uma linha de cosméticos.
    • Temos que definir um nome para a regra. Escolhemos “Possível Distribuidor”.

    • Agora vamos definir os Critérios da Regra, que serão os gatilhos para execução da regra de scoring.
    • Neste exemplo, definimos A AÇÃO do lead ativará a regra de scoring caso: Abra determinado email OU se inscreva em determinada lista.
    • Cada AÇÃO pode ter diferentes CONDIÇÕES. Quando uma AÇÃO tem mais de uma CONDIÇÃO, você pode escolher se TODAS as condições devem ser atingidas ou UMA DAS condições deve ser atingida para que a AÇÃO seja considerada.
    • Perceba que para a ação “Abriu o email”, todas as condições terão que ser atingidas. Ou seja, o gatilho só será ativado caso o cliente abra um email que contenha “distribuidor” no assunto E um email enviado por uma Campanha de Email que contenha “cadastro” em seu nome.

    • Também configuramos que a ação “Se inscreveu na lista” pode ser um gatilho. Neste caso, uma ação OU outra ação disparam o gatilho.
    • Os Critérios da Regra são os gatilhos. Quando disparados, ativam as Qualificações da Regra, que irão adicionar/remover pontos (scoring) ou tags do lead.

  • Neste nosso exemplo, definimos que ao realizar uma das duas ações (abrir determinado email ou se inscrever em determinada lista), os leads serão qualificados com 100 pontos E será atribuída a tag “Possível Distribuidor” a eles. Abaixo você pode conferir os pontos e tags adicionados na timeline do lead.

 

  • Acima a imagem demonstra a Timeline do Lead onde todas as ações realizadas e rastreadas ficam registradas, assim também como dá pra saber os pontos e as tags que foram inseridos para o Lead.

 

Com as Regras de Scoring definidas, é possível realizar as Automações de Leads. Assim você personaliza ainda mais suas ações de marketing, obtendo melhores resultados.

 

Abraço da equipe ville Target.

Esse artigo foi útil?