Configurando CNAME para Landing Page no Registro.br

199 views 13 de fevereiro de 2019 29 de março de 2019 villetarget_helper 4

O que é CNAME e como usá-lo em minha Landing Page?

CNAME ou Nome Canônico é um tipo de registro DNS geralmente utilizado para mapear um subdomínio, como por exemplo um “www” ou “mail” que antecedem o endereço de seu domínio.

Durante a criação de sua Landing Page é possível escolher entre dois modelos: Landing Page Avulsa ou Landing Page Agrupada. Entenda a diferença entre elas aqui neste tutorial.

As Landing Pages Agrupadas são mais utilizadas para materiais gratuitos, webinários, ebooks, produtos e serviços, diferenciando-se apenas no final, como por exemplo: “landing.meudominio.com/meu-ebook“. Uma de suas vantagens é que NÃO é necessário configurar o CNAME para cada Landing Page criada, basta configurar uma única vez e a regra é aplicada a todas as landing pages daquele grupo.

Definindo um Destino (URL) para Landing Page Avulsa

  • Deixe a opção “Avulsa” habilitada.
  • Insira o nome do seu domínio na caixa de texto.
  • Clique no botão “salvar” no rodapé da página para salvar suas alterações.

Obs: Note que na caixa azul aparecerá os dados de registro do DNS que você deve utilizar em seu serviço de hospedagem, assim como ilustra a imagem abaixo.

 

Definindo um Destino (URL) para Landing Page Agrupada

Nota: Para Landing Pages Agrupadas, a configuração CNAME é feita para o Grupo.

  • Deixe a opção “Agrupada” habilitada.
  • Selecione o grupo de Landing Page que deseja ou se não possuir um clique no ícone “+” ao lado para criar. Veja neste tutorial como criar grupo de Landing page.
  • Insira o destino da sua Landing Page na caixa de texto, conforme ilustração abaixo.

 

Configurando CNAME no Registro.Br

A configuração do CNAME para o Registro.br será igual tanto para Landing Pages Avulsas quanto para Landing Pages Agrupadas, pois os exemplos acima utilizamos o mesmo domínio para ilustrar. Lembre-se que, para landing pages agrupadas, basta configurar o CNAME para o grupo de landing pages e depois da criação da landing page somente escolher o grupo.

  • Acesse sua conta.
  • Na aba domínios do seu painel de usuário clique sobre o domínio comprado.

  • Na página que se abrirá, com informações sobre o seu domínio, vá até a sessão “DNS” clique em “EDITAR ZONA”.

  • Na tela com informações sobre seu DNS que irá aparecer clique em “MODO AVANÇADO”.

  • Após, clique em “NOVA ENTRADA”.

  • Na gravação de um novo registro especifique o subdomínio registrado para a landing page no momento da criação da mesma para o primeiro campo, “CNAME” para o segundo campo e “landingpages.villetarget.com” para o terceiro campo.

  • Clique em “ADICIONAR” e depois em “SALVAR”.

Nota: O subdomínio é a fração que vem antes do nome do seu domínio. Ex: Se seu domínio é joao.com.br e sua landing page for ficar em captura.joao.com.br o subdomínio será “captura”.

Agora, só resta publicar sua Landing Page e aguardar para que seu serviço de hospedagem valide o novo registro que foi inserido. O novo DNS pode demorar até 24 horas para se propagar, assim como informamos durante a criação de sua Landing Page, ilustrado na imagem abaixo.

Após publicar sua página o villeTarget inicia uma rotina que identifica se o registro DNS adicionado já está respondendo, enquanto essa resposta não for autenticada sua Landing Page permanece com status “Analisando”, após sucesso na resposta do DNS esse status é atualizado para “Publicado” e sua página vai ao ar, assim como ilustra a imagem abaixo.

 

Abraço da equipe ville Target.

Esse artigo foi útil?