Automação de Marketing

O que são Bounces e Complaints nos emails

87 views 10 de maio de 2018 17 de setembro de 2018 villetarget_helper 5

Como funciona o envio de um e-mail

As mensagens de email são enviadas entre servidores de email usando um procedimento chamado SMTP (Simple Mail Transfer Protocol).

Se ocorrer um erro durante a transmissão, uma notificação de status de entrega (DSN – Delivery Status Notification), também conhecida como “bounce message”, será retornada ao servidor de envio para explicar por que a mensagem não foi entregue.

As mensagens devolvidas podem ser classificadas em 2 categorias básicas:

  • Soft bounces
  • Hard bounces.

Ainda que a mensagem seja entregue,  é importante que o destinatário tenha interesse em recebê-la, do contrário poderá realizar uma reclamação (complaint) de spam.

 

 

Soft Bounces

Normalmente, os soft bounces indicam um problema de entrega temporária para um endereço e são tratados de maneira diferente do que os hard bounces. Quando um endereço de e-mail é devolvido, ele será exibido imediatamente como um soft bounce no relatório da campanha.

Embora haja muitas razões pelas quais um endereço de e-mail pode ser um soft bounce, abaixo estão alguns motivos comuns para que isso aconteça.

  • A caixa de correio está cheia (além da cota).
  • O servidor de e-mail do destinatário está inativo ou off-line.
  • A mensagem de e-mail é muito grande.

Hard Bounces

Um hard bounce indica uma razão permanente pela qual um e-mail não pode ser entregue. Uma campanha ou automação com alta taxa de hard bounces será bloqueada, e o envio de e-mails será cancelado. Caso o bloqueio de campanhas ou automações se torne recorrente, a conta do usuário pode ser bloqueada. Embora haja muitos motivos pelos quais um hard bounce possa ocorrer, abaixo estão alguns motivos comuns:

  • Endereço de email do destinatário não existe.
  • O nome do domínio não existe.
  • O servidor de e-mail do destinatário bloqueou completamente a entrega.,

Campanha com alta taxa de rejeição (bounces/complaints)

Automação com alta taxa de rejeição (bounces/complaints). É possível pedir revisão ao suporte técnico.

Reclamações (complaints) de Spam

As reclamações de spam são feitas por destinatários de e-mail contra mensagens que não desejam em sua caixa de entrada. É importante entender como as reclamações de spam funcionam e como fazer o melhor para evitá-las, porque até os remetentes legítimos recebem reclamações.

Um e-mail que recebe um número excessivo de reclamações pode fazer com que seu próximo e-mail seja bloqueado pelos provedores, de modo que até mesmo as pessoas que desejam recebê-lo não o façam.

 

Abraço da equipe ville Target.

Esse artigo foi útil?